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Huambo: director de Educação prioriza combate ao analfabetismo

O novo director do Gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues, definiu o combate ao analfabetismo, para a recuperação do estatuto de Cidade Académica do país, como uma das principais prioridades.

Mário Rodrigues assumiu este desafio em declarações à ANGOP, esta terça-feira, um dia depois de ter sido empossado no cargo pela governadora da província, Lotti Nolika, em substituição de Celestino Piedade Chiquela, que exercia as mesmas funções, desde 2020.

Segundo dados oficiais, a taxa de analfabetismo da província do Huambo, com uma população estimada em mais de dois milhões 600 mil habitantes, é cifrada em 34 por cento, motivada por vários factores, com destaque para o conflito armado que assolou o país, que deixou vários cidadãos fora do sistema normal de ensino/aprendizagem.

O responsável disse que vai procurar dinamizar o sector da alfabetização, na perspectiva de garantir as acções de combate ao analfabetismo, enquanto uma das ferramentas elementares para a melhoria do processo educativo.

Deste modo, acrescentou, pretende-se elevar o nível de literacia da população da província e contribuir na concretização dos desafios do governo local em recuperar o estatuto que o Huambo ostentava no passado, como Cidade Académica de Angola.

Apontou a formação e a capacitação dos gestores escolares, professores e do pessoal técnico e administrativo, como um outro foco sua gestão, para responder às necessidades da melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem.

Mário Rodrigues explicou que os responsáveis serão formados sobre a necessidade de gestão das escolas e os professores acerca dos novos métodos activos para a promoção da aprendizagem, enquanto os técnicos e pessoal administrativo no que diz respeito a estatística e economia da educação.

De igual modo, disse, vai procurar prestar maior atenção ao processo de educação inclusiva, pois a realidade é cada vez maior e exige a necessidade de se ter escolas para acolher e dar tratamento efectivo aos alunos com necessidades educativas especiais.

A prestação de uma atenção especial ao ensino técnico-profissional, com foco nas ciências exacta, sem descurar a necessidade da melhoria das competências dos alunos, em termos de domínio da língua portuguesa, enquanto principal instrumento de comunicação, consta, igualmente, das prioridades do novo director do Gabinete da Educação no Huambo.

Para o alcance destes desideratos, Mário Rodrigues espera contar com o apoio da comunidade académica, dos pais e encarregados de educação na promoção dos valores indispensáveis para a qualidade do ensino desejado.

A província do Huambo conta, no presente ano lectivo, com 930 mil 925 alunos da iniciação ao II ciclo do ensino secundário, incluindo dos institutos politécnicos e magistérios primários, mais 26,8 por cento em relação ao período lectivo anterior.

Destes, constam 105 mil 964 que ingressam pela primeira vez no sistema de ensino/aprendizagem, 628 mil 367 alunos primário, 128 mil 394 I ciclo, bem como 68 mil 200 II ciclo, incluindo dos institutos politécnicos e magistérios primários.

 

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