Estamos juntos

Inundações fazem 155 mortos na Tanzânia

As fortes chuvas, associadas ao fenómeno climático El Niño, que levaram a inundações e deslizamentos de terras, provocaram 155 mortes na Tanzânia, anunciou esta quinta-feira, 25 de Abril, o primeiro-ministro do país, Kassim Majaliwa, no Parlamento.

“As fortes chuvas ligadas ao fenómeno El Niño” causaram “danos significativos” em várias regiões do país, tendo provocado a morte a 155 pessoas. Contudo, o primeiro-ministro não especificou quando é que estas mortes ocorreram.

Segundo dados avançados pelo governante, mais de 51 mil casas e 200 mil pessoas foram afectadas. E o número de feridos ascende a 236.

“Exorto, fortemente, os cidadãos a serem pacientes […], especialmente nas estradas, de modo que se evitem acidentes”, referiu.

Em Dezembro, pelo menos 88 pessoas já tinham morrido na Tanzânia na sequência de inundações e deslizamentos de terras. Desde Outubro de 2023, fortes chuvas na África Oriental causaram centenas de mortes em países como o Quénia, Somália e Etiópia.

O El Niño, fenómeno que ocorre de forma periódica, mas irregular (com intervalos entre dois e sete anos), “tem impacto na temperatura global especialmente no ano seguinte ao seu desenvolvimento, neste caso em 2024”, segundo um relatório do secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...