Estamos juntos

Zâmbia suspende licenças de exploração de carvão vegetal como medida de protecção florestal

O Governo da Zâmbia suspendeu, nesta segunda-feira, 15 de Abril, a emissão de licenças para a produção de carvão vegetal, num esforço para controlar a desflorestação crescente.

O ministro da Economia Verde e do Ambiente, Collins Nzovu, avançou num comunicado que a decisão afectará inicialmente três distritos onde a produção de carvão vegetal é constante nas províncias do centro e do sul, antes de se estender a outras partes do país.

As pessoas actualmente na posse de licenças válidas para a produção de lenha têm apenas até 1 de Maio de 2024 para finalizar a sua produção de carvão vegetal, adiantou Nzovu, acrescentando que o exercício será alargado a outros distritos, uma vez que o Ministério continua a avaliar os níveis de stock de árvores em todo o país.

A nota sublinha que se registou um aumento dos níveis de desflorestação e degradação dos solos devido ao abate ilegal e maciço de árvores para a produção de carvão vegetal.

O país espera um período de seca devido à escassez de chuvas, e o abate maciço de árvores ao longo dos anos contribuiu para uma seca grave, reiterou o ministro.

Desde então, apelou aos esforços concertados de todas as partes interessadas para reduzir o grave impacto da seca através da conservação das árvores que restam em todo o território.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...