Palancas no Grupo D da Fase Final do CAN com Argélia, Mauritânia e Burquina Faso
A selecção angolana – os Palancas Negras – liderada pelo técnico português Pedro Gonçalves, que integrava o Pote 4, o mesmo de Cabo-Verde e Moçambique, vai ter pela frente no Grupo D a Argélia, campeã em 1990 e 2019, o Burquina Faso, quarto classificado da edição anterior, e a Mauritânia.
Já Cabo Verde e Moçambique ficaram integrados no mesmo grupo e vão defrontar o finalista da última edição, o Egipto, comandado pelo português Rui Vitória, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira, ao final da tarde em Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim.
As duas selecções vão disputar o Grupo B, juntamente com duas das formações com mais títulos continentais: os egípcios, vencedores de sete edições, finalistas em 2021 e que eram cabeças de série neste sorteio, e o Gana, campeão africano por quatro vezes.
A outra selecção lusófona, a Guiné-Bissau, foi sorteada no Grupo A, em que pontifica a anfitriã Costa do Marfim, campeã em 1992 e 2015, a Nigéria três vezes vencedora da competição, e a Guiné-Equatorial, outro país que integra a CPLP.
O Senegal, campeão em título, terá a concorrência de Camarões, terceiro colocado na CAN’2021, Guiné-Conacri e Gâmbia, no Grupo C, enquanto o Grupo E é constituída por Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia.
A selecção de Marrocos, campeã em 1976 e que ficou no quarto lugar no Mundial’2022, integra o Grupo F, com República Democrática do Congo, Zâmbia e Tanzânia.
Refira-se que os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos qualificam-se para os oitavos de final, bem como os quatro melhores terceiros.
A 34.ª edição da Taça das Nações Africanas vai decorrer na Costa do Marfim, entre 13 de Janeiro e 11 de Fevereiro de 2024.
A competição deveria ter sido realizada entre 23 de Junho e 23 de Julho deste ano, mas acabou adiada para o próximo ano, devido ao risco de inundações naquele país, o que veio mesmo a ocorrer.