Estamos juntos

Mais de nove mil camponeses recebem sementes na Huíla

Cerca de 9.300 agricultores dos municípios de Caluquembe, Cacula,  Chibia, Gambos e Humpata beneficiaram de sementes, assistência técnica e acesso  ao crédito comunitário, no âmbito de diferentes projectos desenvolvidos pela ADRA, no primeiro semestre do ano em curso.

Nesse período, a ADRA desenvolveu oito projectos, a nível da região Sul e na província da Huíla está em curso a implantação de sete, nesses cinco municípios e têm  uma  intervenção institucional no Lubango.

A acção está a ser desenvolvida por 149 organizações comunitárias de base, sendo  75 associações, 39 cooperativas e 35 grupos informais. Contam com os recursos financiados pela União Europeia, o Instituto Camões, Ajuda das Igrejas Norueguesas (NCA), a Pão Para o  Mundo (PPM), a Solidariedade Prática, o PNUD e Instituto de Desenvolvimento Local.

Ao todo o financiamento é de um 1,889 milhões USD, dos quais 50% foi destinado às comunidades e o resto relativo a despesas administrativas.

Em declarações à ANGOP no Lubango, a assistente de projectos da ADRA – Huíla, Namibe e Cunene, Anastácia Tchilete, realçou que no período em análise foram lançados dois programas, o de desenvolvimento local sustentável e o de assistência técnica agro-pecuária.

Em termos de sementes, prosseguiu, foram apoiados 4.969 produtores com 26 mil quilogramas de sementes hortícolas diversas, dez de cereais, com realce para o massango e massambala, mais de dez metros cúbicos de estacas de mandioca e propago de batata-doce, todas essas culturas resistentes às mudanças climáticas.

Na 2ª intervenção, a fonte destacou que 4.231 produtores rurais foram apoiados com acesso à assistência técnica agro-pecuária, por via das escolas de campo dinamizadas pelos técnicos agrários e engenheiros agrónomos da ADRA.

Também foram apoiados, 119 produtores rurais, sendo que 70 são mulheres  que acederem a recursos financeiros por via das caixa comunitária, para o reforço  das suas actividades produtivas na linha da agricultura, com culturas de ciclo curto e na linha de dinamização de pequenos negócios.

Nesta expectativa, justificou que a  ADRA  deu  dois milhões de kwanzas a  quatro cooperativas do município de Caluquembe.Ainda neste período, Anastácia Tchilete sublinhou que foram ainda  apoiadas 1.750 pessoas em acções de protecção do meio ambiente, desde a construção de 110 latrinas e a instalação  de igual número de sistemas, para a lavagem das mãos e adaptável à realidade local  nos município de Caluquembe e Gambos.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...