Estamos juntos

Sondagem: brasileiros esperam actos de violência nas eleições

Na sua última edição, o Datafolha – um instituto de sondagens do Grupo Folha da qual faz parte o jornal ‘Folha de São Paulo’ – inquiriu os brasileiros sobre a possibilidade de ocorrência de actos de violência política no dia da eleição, no próximo 2 de outubro.

A resposta é reveladora sobre o momento do país, que extrapolou a polarização normal do embate público e descambou para violência extrema, com assassinatos à medida que o actual presidente, Jair Bolsonaro, mantém uma retórica belicista.

Cerca de 40% dos eleitores considera que daqui a 15 dias há uma grande probabilidade de ocorrerem actos de violência política no país. Mas, pior do que isso: 9% admitem a possibilidade de não se deslocarem às urnas com receio do que possa acontecer no dia da eleição. Entre estes últimos, a maioria são eleitores do candidato do PT, Lula da Silva.

Recorde-se que em julho último, um apoiante de Bolsonaro armado invadiu uma festa de aniversário de um dirigente do PT da Foz do Aguaçu, matando-o à queima-roupa.

Mais recentemente, no dia da independência, 7 de Setembro, uma discussão terminou com o assassinato de outro apoiante do PT. O assassino era apoiante do líder da extrema-direita que governa o país. A discussão começou por motivos políticos.

 

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...