Estamos juntos

Sismo de magnitude 5.2 abala Huambo

A província do Huambo registou, hoje, no período da manhã, um sismo de magnitude 5.2 na escala Richter, classe moderada, nas estações da rede nacional, sem originar, no entanto, quaisquer vítimas humanas.

A direcção Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) local realçou que o epicentro da ocorrência foi detectado a sul-sudeste do município de Cachiungo.

Face à ocorrência deste sismo, o pânico instalou-se no seio de algumas pessoas residentes da capital do Huambo e arredores. No conhecido Prédio da Cooperação, na baixa da cidade, os moradores relataram o “grande susto” por que passaram.

José Gonçalves Caili, geofísico, apelou à população para estar serena, justificando que esta região do Planalto Central do país nunca registara um abalo que devastasse edifícios ou outras estruturas. Esclareceu, ainda, tratar-se de um fenómeno geológico.

“É muito provável que no caso concreto trate-se do segundo, o de origem não-téctónica, que é local apenas e que pode ser causado por uma falha, um deslize de terra ou explosão, por exemplo, que propicia este efeito de tremor nas superfícies”, disse.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...