Estamos juntos

Preço do cacau bate recorde e supera o cobre

O preço do cacau atingiu esta terça-feira, dia 26, novos recordes históricos, ultrapassando em Nova Iorque os 10.000 dólares por tonelada, antes de descer ligeiramente.

Às 16:10 (hora de Luanda), o preço do cacau para entrega em Maio em Nova Iorque seguia a 9.666 dólares, após ter ultrapassado a barreira dos 10.000 dólares/tonelada no início da sessão europeia, o que terá impacto no preço do chocolate. “Uma tonelada de cacau custa agora mais do que uma tonelada de cobre”, sublinhou Kathleen Brooks, analista da XBT, citada pela Agência France Press.

A procura, que continua forte, aliada a uma redução significativa da oferta proveniente de África Ocidental, região principal produtora mundial, tem levado os preços a máximos históricos desde 2023, com sucessivos recordes.

A Costa do Marfim e o Gana são de longe os principais produtores de cacau, com quase 60% da produção total na colheita 2022/2023, segundo estimativas da Organização Internacional do Cacau (ICCO).

“No ano passado, estes países tiveram condições meteorológicas difíceis, nomeadamente o calor intenso, o que teve um impacto negativo na produção”, explicou Ole Hansen, analista do Saxobank.

Entre os PALOP, São Tomé e Príncipe é o principal produtor com uma produção anual de 3.000 toneladas, dez vezes menos do que no início do século XX, quando a produção chegava às 30.000 toneladas/ano.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...