Estamos juntos

Ponte desaba nos EUA após navio ter embatido num dos seus pilares

Uma ponte em Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, desabou na madrugada desta terça-feira, cerca das 1h28 locais (6h28 em Luanda), após um navio de carga ter colidido com um dos seus pilares. Uma pessoa, das duas que foram resgatadas das águas pelas autoridades, morreu no hospital. As outras seis, que se encontravam desaparecidas e a ser objecto de buscas por parte das autoridades, foram esta noite dadas como mortas.

Na terça-feira, as autoridades de Baltimore ainda tinham em curso uma operação de busca e salvamento por seis trabalhadores da construção civil, que se encontravam a trabalhar no meio da ponte e que caíram ao rio na sequência do embate do navio. Contudo, na noite de terça-feira, já de madrugada em Angola, as autoridades norte-americanas confirmaram a suspensão das buscas activas e deram os seis trabalhadores como presumivelmente mortos.

“Nesta altura, não acreditamos que possamos encontrar qualquer um destes indivíduos ainda com vida“, confirmou numa conferência de imprensa noturna um responsável pela Guarda Costeira dos EUA, Shannon Gilreath, que também confirmou que as buscas terminaram. Gilreath explicou que as razões pelas quais seria impossível encontrar os trabalhadores com vida prendem-se com o tempo decorrido desde o acidente e a temperatura da água.”

Número de mortos incerto

De acordo com as autoridades norte-americanas, estava programado um regresso dos mergulhadores às águas pelas 6h de quarta-feira (13h em Luanda) para tentar recuperar os corpos.

Já tinha sido avançado pelo director de comunicação dos bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright, de que estavam vários funcionários a colocar betão na ponte à hora da colisão. O secretário esclarece agora que as autoridades acreditam que oito caíram, sendo que dois foram resgatados no início da manhã (um deles morreu), como referido anteriormente pelo chefe da polícia de Baltimore, James Wallace. “Uma pessoa recusou o serviço e o transporte, pois não ficou ferida. Outra, no entanto, foi transportada para um centro de trauma local e que se encontra em estado muito grave”, disse o chefe da polícia, após o resgate, citado pela BBC.

O secretário do Departamento de Transportes de Maryland, Paul Wiedfeld, afirmou ainda que os operários estavam a “reparar buracos” que “nada tinham a ver com problemas estruturais”. A ponte estava “totalmente em conformidade com as normas”, reforçou o governador de Maryland, Wes Moore.

Navio perdeu propulsão

Não foram registados feridos no navio que colidiu com o pilar, após ter “perdido propulsão” ao sair do porto de Baltimore, revelou um relatório não classificado Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestruturas.

As autoridades de Maryland já encontraram cinco carros, um camião de cimento e também outra viatura, que ainda está debaixo de água. Segundo o chefe da polícia, há oito equipas de mergulhadores no local a conduzir as operações de resgate, cita a CNN Internacional.

Um vídeo em direto no Youtube mostra o momento em que o navio de carga embateu com a ponte, que foi inaugurada em 1977, levando imediatamente ao seu desabamento no rio.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos revelou à CBS News que o navio de carga que embateu com a ponte tinha a bandeira da Singapura e media aproximadamente 288 metros de comprimento. A

embarcação, chamada Dali, tinha partido de Baltimore com destino ao Sri Lanka, uma viagem que demoraria cerca de 27 dias.

A empresa proprietária do Dali, Synergy Marine Group, confirmou, em comunicado enviado ao New York Times, a colisão do navio, tendo afirmado que conseguiram identificar todos os membros da tripulação, incluindo os dois pilotos, e que não houve feridos.

Um relatório não classificado da Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestruturas disse horas depois que o navio “perdeu propulsão” quando estava a sair do porto e que a tripulação avisou as autoridades da possível colisão. Mais tarde, o governador de Maryland confirmou esta informação.

“A embarcação notificou o Departamento de Transportes de Maryland (MDOT) de que tinha perdido o controlo da embarcação e que era possível uma colisão com a ponte“, refere o relatório, citado pela ABC News. “A embarcação embateu provocando um colapso total.”

As autoridades já tinham referido que podia ter havido um problema com o navio, tendo imediatamente descartado indícios de terrorismo. “Não há absolutamente nenhuma indicação de que se trate de terrorismo”, disse o chefe da polícia.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...