
Polícia argelina desmantela rede internacional de contrabando de migrantes para a Europa
As autoridades argelinas desmantelaram uma rede internacional de contrabandistas de migrantes para a Europa através da Argélia, informou a imprensa local esta quarta-feira, 22 de Março.
Quinze membros desta rede, nove sírios e seis argelinos, foram detidos pelo Serviço Central de Luta contra o Crime Organizado (SCLCO), tendo sido logo a seguir apresentados perante a Justiça.
A investigação, que durou quase cinco meses, permitiu à polícia argelina localizar a rede que transportava migrantes da Síria e do Líbano para o aeroporto de Benghazi na Líbia, de acordo com o site de notícias Ennaharonline.
Somas exorbitantes
Os migrantes são então levados por estrada para a cidade líbia de Ghadames, de onde são contrabandeados para a Argélia pela cidade fronteiriça de Debdeb, tomando caminhos sinuosos através do deserto, de acordo com a imprensa argelina.
Os membros desta rede asseguraram então o transporte de migrantes para Oran, a grande metrópole na Argélia ocidental, um lugar onde os futuros imigrantes ilegais se reúnem para atravessar para a Europa, de acordo com a Ennaharonline. Os migrantes tiveram de pagar somas “exorbitantes” em moeda estrangeira para chegarem à Europa.
Durante esta operação, a polícia apreendeu mais de 11.000 dólares, 8.920 euros, assim como somas em libras libanesas e sírias.
Nove sírios e seis argelinos foram presos. Os contrabandistas estavam a transportar os candidatos a exilados da Síria e do Líbano para o aeroporto de Benghazi na Líbia.