Estamos juntos

Morreu o antigo secretário-geral da Frelimo, Manuel Tomé

O antigo secretário-geral da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, Manuel Tomé, morreu ontem, segunda-feira, dia 25, em Maputo, vítima de doença, anunciou em comunicado a Comissão Política da Frelimo. Contava 71.

Natural do Chimoio, na província central de Manica, Manuel Tomé teve um longo percurso como jornalista e como político.

Exerceu as funções de chefe de Redacção do jornal “Notícias”, Director-geral da Rádio Moçambique, bem como as de Secretário-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ). Antes de abraçar a política activa, Manuel Tomé foi Secretário-Geral da história da Organização Nacional de Jornalistas – criada a 11 de Abril de 1978 -, tendo tido um papel fundamental na edificação dos alicerces da comunicação social moçambicana no pós-independência nacional.

Na sua carreira como político, foi membro da Comissão Política e antigo Secretário-geral da Frelimo, partido no poder em Moçambique. Foi também deputado, membro da Comissão Permanente e chefe da Bancada Parlamentar da Frelimo na Assembleia da República. “O camarada Manuel Jorge Tomé destacou-se através da sua personalidade versátil e multifacetada, tendo desempenhado várias funções”, refere a nota de imprensa da Comissão Política da Frelimo. E acrescenta: “Dedicou a sua vida à edificação desta pátria.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...