Estamos juntos

Ministro do interior ucraniano morre em acidente de helicóptero

O ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrskyy, de 42 anos, é uma das vítimas mortais em resultado da queda do helicóptero em que seguia esta manhã, 18 de Janeiro, em Brovary, na zona oriental de Kiev. Estão confirmados 16 mortos, entre eles dois outros altos funcionários do mesmo Ministério e duas crianças, uma vez que na zona havia um infantário. O sinistro terá provocado ainda 30 feridos, entre eles 12 crianças, precisou Kyrylo Tymoshenko, o chefe adjunto do gabinete do Presidente Zelensky, citado pela agência Interfax.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu o sucedido como uma “terrível tragédia (…). O nosso pesar não pode ser expresso em palavras”, lamentava o chefe de Estado lembrando que a aeronave se despenhou num local onde há vários infantários.

O Primeiro-ministro ucraniano, Denys Chmyhal, também manifestou o seu pesar pela morte do colega de governo e pediu a “criação imediata de um grupo especial” para investigar, em detalhe, as “circunstâncias da tragédia.”

Monastyrsky é o maior vulto da Ucrânia que desaparece desde o início da guerra, em Fevereiro último. Esta morte é um duro revés para as forças ucranianas, uma vez que o Ministério do Interior tem a tarefa vital de manter a segurança e dirigir a polícia durante a guerra.

Não há indícios que o desastre não tenha sido um acidente, embora testemunhas tenham dito que a guerra da Rússia foi a culpada do sinistro. “Estava muito nevoeiro e não havia electricidade, e quando não há electricidade não há luzes nos edifícios”, disse à BBC Volodymyr Yermelenko, um residente local. “Houve um enorme clarão”, disse uma professora do jardim-de-infância. “Depois, após o clarão, ouvimos uma explosão. Deitámo-nos, e fomos rapidamente evacuados para um abrigo.”

De acordo com uma fonte do ministério da Defesa, citado pela BBC, os principais funcionários ucranianos são transportados de helicóptero ao nível das árvores, o que torna o risco maior. Do aparelho as únicas peças reconhecíveis foram um painel da porta e um dos seus rotores que aterrou no tejadilho de um carro. O acidente provocou grandes danos no edifício principal do jardim-de-infância.

O Ministro do Interior era um membro proeminente do gabinete do Presidente Volodymy Zelensky. Tornou-se um rosto familiar para os ucranianos, aparecendo amiúde na televisão a actualizar as baixas causadas pelos ataques de mísseis russos. Um porta-voz do Ministério do Interior já veio dizer que o trabalho da instituição não seria afectado pela perda dos seus líderes.

Uma amiga do falecido ministro, a deputada Maria Mezentseva, citada pela BBC, afirmou tratar-se de uma “tragédia para todos”, uma vez que o ministério teve um papel significativo na resposta da Ucrânia à invasão. “Ele respondeu aos seus colegas, amigos e familiares. Esteve muito próximo do Presidente Zelensky desde o primeiro dia da sua campanha presidencial”, disse.

O Presidente Zelensky deveria fazer uma intervenção, via vídeo, no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, na tarde desta quarta-feira, mas acabou por não ter lugar devido ao trágico acidente. Entretanto, a Ucrânia apelou ao Ocidente um novo fornecimento de tanques para ajudar a responder a qualquer nova ofensiva russa. É provável que seja tomada uma decisão no final desta semana quando os aliados ocidentais discutirem a guerra na base aérea de Ramstein, na Alemanha.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...