
Petro de Luanda novo líder do Girabola
Após a disputa no fim-de-semana da 24ª jornada do Campeonato Nacional de futebol “Girabola 2023-24”, o Petro de Luanda assumiu a liderança da prova, com 50 pontos.
Até então o segundo da geral, com 47 pts, o actual líder venceu no sábado o Interclube pela margem mínima de 1-0, em jogo disputado no estádio 22 de Junho.
Apesar da igualdade pontual de 50 pontos existente entre o Petro de Luanda e o Sagrada Esperança na classificação, os “tricolores” lideram o campeonato seguido pelos lundas na segunda posição.
A vantagem da equipa do “eixo viário” surge da vantagem em termos de “goal average”, que é o primeiro critério de desempate utilizado quando há igualdade pontual no topo da classificação e com a prova ainda a decorrer.
No actual cenário, o critério de desempate através do confronto directo entre os dois contendores apenas seria o primeiro a ser aplicado no fim da prova, o que colocaria o Sagrada Esperança na liderança, por ter vencido e empatado nos dois jogos diante do Petro de Luanda no presente Girabola.
No desafio da primeira volta registou-se uma igualdade a zero bolas, ao passo que no duelo da segunda volta os lundas venceram por 0-1.
Enquanto no topo da classificação domina a indefinição, por baixo nem é tanto assim, com quatro equipas na linha da despromoção.
Trata-se da Santa Rita de Cássia, na 12ª posição (18 pontos), União de Malanje (13/18), Sporting de Cabinda (14/17) e o Recreativo do Libolo (15/16).
Resultados completos da 24ª jornada:
Wiliete – 1.° de Agosto, 0-0
Desportivo da Huíla – Santa Rita de Cássia, 1-0
Kabuscorp do Palanca – São Salvador do Kongo, 3-0
Interclube – Petro de Luanda, 0-1
Recreativo do Libolo – CD Lunda Sul, 1-1
Sporting de Cabinda – Sagrada Esperança, 2-2
Bravos do Maquis – Académica do Lobito, adiado
Jornada 25ª jornada, quarta-feira (8):
1.° de Agosto – Bravos do Maquis
Desportivo da Lunda Sul – Interclube
São Salvador do Kongo – Desportivo da Huíla
Santa Rita de Cássia – Wiliete
União de Malanje – Kabuscorp
Académica do Lobito – Recreativo do Libolo
Petro de Luanda – Sporting de Cabinda