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Secretário de Estado advoga conhecimentos sobre o sector mineiro

O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, defendeu esta quinta-feira, dia 09, em Luanda, a necessidade de os profissionais de comunicação social actualizarem-se, reforçando fundamentos básicos sobre o sector mineiro, para melhor informar.

Ao intervir na abertura do seminário de capacitação para jornalistas económicos sobre o sector mineiro, o responsável sublinhou a importância do domínio de matérias ligadas às políticas públicas, funcionamento das empresas de exploração e o papel da concessionária nacional dos direitos mineiros.

Disse ser objectivo fazer com que profissionais da classe tenham conhecimento e competências técnicas, a fim de tratarem com maior profundidade as matérias da área mineira, para prestação de um serviço público esclarecedor, pedagógico e qualificado, que atenda ao maior grau de exigência e rigor em todos os domínios.

Neste sentido, referiu, o ministério de tutela tem realizado, anualmente, encontros informais com a comunicação social para passar em revista aspectos ligados a actividade do sector extractivo, criando, assim, a possibilidade de se dirimir dúvidas e aumentar conhecimentos do género.

Lembrou ter ocorrido, em Abril de 2018, o primeiro workshop destinado a jornalistas, sob o lema Conhecer o sector para comunicar melhor.

“De lá para cá, várias outras actividades informativas e formativas têm sido levadas a cabo pelo Ministério e pelas empresas públicas e instituições tuteladas pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás”, disse.

Segundo o secretário de Estado, a importância dos recursos minerais para o desenvolvimento do país “coloca em mãos enormes desafios à indústria e aos jornalistas, que devem ser vencidos pelo trabalho árduo dos mineiros e uma comunicação assertiva dos média, analistas e comentadores, assim como dos demais serviços que actuam com e junto dos cidadãos”.

O seminário é uma promoção do ministério, em parceria com a Associação de Jornalistas Económicos (AJECO), e contou com a participação de profissionais de diferentes órgãos de comunicação social.

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