Estamos juntos

Filipe Nyusi apela à vitória expressiva da Frelimo nas eleições de Outubro

O Presidente de Moçambique e do partido Frelimo, Filipe Nyusi, pediu esta segunda-feira, dia 1, uma “vitória expressiva, clara e convincente” do partido no poder nas eleições gerais de 9 de Outubro, durante o Conselho Nacional da estrutura partidária da juventude.

“Preparem uma vitória expressiva, clara e convincente da Frelimo nas eleições gerais, presidenciais, legislativas, para assembleias das províncias, de 9 de Outubro próximo”, disse o presidente do partido libertador na terceira sessão do Conselho Nacional da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), que decorreu hoje na Matola, arredores de Maputo.

Nyusi insistiu que a vitória nas eleições gerais de Outubro – às quais já não pode concorrer por ter atingido o limite constitucional de dois mandatos como Presidente da República – é a “maior prioridade do momento” na Frelimo.

“Sem receios de prováveis questionamentos quando são abonados com vitórias”, apontou Nyusi, sublinhando o objectivo de uma “vitória histórica” nestas eleições, mas com “sacrifício, trabalho, unidade e vigilância”, e pedindo ainda “união” e “concórdia” à estrutura da juventude da Frelimo na preparação destas eleições.

Este encontro da OJM abre uma semana de várias reuniões das estruturas da Frelimo, que antecedem a sessão ordinária do Comité Central, órgão máximo do partido entre congressos, nos dias 5 e 6 de Abril.

Contudo, ainda não está claro se a comissão política vai levar à reunião do Comité Central, para votação, uma lista de candidatos selecionados para suceder a Filipe Nyusi como candidato a Presidente da República nas eleições de Outubro.

Recorde-se que o secretário-geral da organização de veteranos daquela força política, Fernando Faustino, que também se reúne esta semana na Matola, disse a 18 de Março que a eleição do candidato da Frelimo às eleições presidenciais não faz parte da agenda do próximo Comité Central da organização.

“Que eu saiba, no dia 5 e 6 [Abril], o Comité Central vai reunir-se e tem já a sua agenda para essa reunião e, por aquilo que eu sei, não consta a questão da sucessão ou candidatos presidenciais”, afirmou Fernando Faustino, secretário-geral da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLIN), falando aos jornalistas na cidade de Nampula. Faustino desvalorizou comentários segundo os quais o processo de escolha de um candidato do partido às presidenciais de Outubro está a arrastar-se, frisando que “a Frelimo organiza-se a tempo”. “Eu penso que isso é relativo, demora em relação a quê?”, questionou o secretário-geral da ACLLIN, admitindo, no entanto, que “não é um processo fácil”. Fernando Faustino defendeu que o partido tem de seleccionar um candidato à altura dos anseios da população moçambicana e com provas dadas de competência.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...