Estamos juntos

Banco Mundial elogia desenvolvimento do capital humano no país

O Grupo Banco Mundial (BM) enalteceu, segunda-feira, dia 15, em Washington, as reformas que estão a ser implementadas no domínio do desenvolvimento humano em Angola.

A informação foi prestada pelo director do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais do Ministério das Finanças, Patrício Neto, no final de uma reunião entre a delegação angolana, chefiada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, e a vice-presidente do Grupo Banco Mundial para o Desenvolvimento Humano, Mamta Murthi.

O Banco Mundial encorajou as medidas do Executivo no âmbito da Saúde e Educação, como a construção de hospitais e escolas e a imunização, bem como o desenvolvimento do capital humano. Mereceu, igualmente, atenção o programa social Kwenda, que tem vindo a mudar a vida de muitas famílias angolanas.

O Banco Mundial encorajou o Executivo a colocar esses aspectos nas prioridades das políticas públicas e manifestou a intenção de apoiar os esforços com vista à melhoria das condições sociais no país.

Durante o encontro entre as duas delegações foram abordados os desafios e oportunidades no desenvolvimento humano em Angola, preponderante para o crescimento sócio-económico do país, em apoio à Educação, Protecção Social e Emprego e Saúde.

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, esteve acompanhada no encontro pelo governador do Banco Nacional de Angola, Tiago Dias, pelo secretário de Estado do Planeamento, Luís Epalanga, e pelo representante do Governo no consórcio do Corredor do Lobito, Ottoniel Daniel.

A delegação angolana reuniu-se, igualmente, com o director executivo do Grupo Um de África junto do Fundo Monetário Internacional, Willie Nakunyada.

Durante o encontro, passou-se em revista os últimos desenvolvimentos deste grupo de trabalho, no qual integram Angola, Nigéria e África do Sul. Foi, também, abordado o programa de trabalho, orçamento e os preparativos para a reunião dos ministros e governadores destes países, que deve ser realizada hoje.

As reuniões de Primavera do Grupo Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional iniciaram, oficialmente, ontem, com uma agenda preenchida por encontros bilaterais.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...