Estamos juntos

Brasil: Lula na dianteira em véspera de arranque da campanha eleitoral

Arranca amanhã, dia 16, a campanha eleitoral para as eleições brasileiras que terão lugar no próximo dia 2 de Outubro. Lula da Silva parte com vantagem, com sonsagens de ontem a dar-lhe 45% das intenções de votos, face a 34% de Bolsonaro.

Arranca amanhã, dia 16, a campanha eleitoral para as eleições brasileiras que terão lugar no próximo dia 2 de Outubro. Nesse dia, os brasileiros vão às urnas para escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Uma eventual segunda volta, para a presidente da República e para os cargos de governador, poderá ocorrer a 30 de Outubro. As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal.

Como sempre ocorre nestas ocasiões, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE divulgou o calendário eleitoral, com todas as datas e prazos necessários para a realização de propagandas dos candidatos em diferentes média, online e offline.

As últimas sondagens – no Brasil chamam pesquisas – realizadas ontem, já depois da desistência do pré-candidato André Janones, que até então tinha 2% das intenções de voto, o ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva, liderava com 45%, enquanto o actual presidente, Jair Bolsonaro, não ia além dos 34%. Face a isto, a diferença entre os dois situa-se em 11 pontos percentuais. Na simulação de uma eventual 2ª volta, Lula obtinha a 53%, enquanto Bolsonaro oscilou entre 39% e 38%.

A mesma sondagem trazia ainda um dado importante: apesar da melhoria da inflacção, apenas 21% dos entrevistados afirmaram que sua situação financeira individual melhorou nos últimos 30 dias. Outros 44% diziam que permaneceu igual e 34% diziam que havia piorado. Ou seja, uma fatia importante do eleitorado ainda não sentiu efeitos positivos no bolso.

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...