Estamos juntos

Angola adere à Parceria Global para a Educação que dá acesso a um fundo de 78 milhões de USD

A Parceria Global para a Educação (GPE) acolheu Angola como o seu mais novo membro. A GPE é um compromisso comum para acabar com a crise de aprendizagem do mundo. Mobiliza parceiros e fundos para apoiar mais de 80 países de baixos rendimentos para transformar os seus sistemas educativos para que todas as raparigas e rapazes possam ter a educação de qualidade de que precisam para desbloquear todo o seu potencial e contribuir para a construção de um mundo melhor.

“Ao aderir à GPE, Angola está a dar um passo ambicioso para proporcionar uma educação de qualidade a todas as crianças – o investimento mais eficaz que um país pode fazer”, disse Laura Frigenti, Directora Executiva da GPE. “Estamos ansiosos por trabalhar em estreita colaboração com o governo angolano e parceiros locais para entregar uma mudança transformadora no sistema educativo,” concluiu Laura Frigenti.

Já a ministra da educação de Angola, Luísa Grilo, considera que “tornar-se membro da Parceria Global para a Educação representa o forte envolvimento do governo angolano na mobilização de recursos internacionais para complementar os esforços nacionais de promoção de uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos, de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4”, disse Luísa Maria Alves Grilo, acrescentando que “Angola tem a honra de beneficiar dos fundos da Parceria Global para a Educação e garantir que mais crianças tenham acesso à educação, bem como melhorar os resultados da aprendizagem e a igualdade de género, conforme consta do seu Programa Nacional de Desenvolvimento.”

O apoio ao GPE disponível para Angola inclui o MULTIPLICADOR GPE, a bolsa de capacidade do sistema e o Acelerador de Educação feminina (até 50 milhões de dólares, 3,7 milhões de dólares e 25 milhões de dólares, respectivamente). O financiamento ajudará a expandir o acesso das meninas à educação, a reforçar o sistema educativo através de melhores dados e a melhorar o alinhamento do apoio ao sector da educação.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...