Estamos juntos

Cristina Kirchner: Viva por vontade de Deus

A Vice-Presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner – que sobreviveu a uma tentativa de assassinato após a arma que iria desferir os tiros fatais ter encravado – afirmou que só estava viva “por vontade de Deus e da Virgem Maria”.

Kirchner adiantou ainda, nos seus primeiros comentários públicos desde o ataque, que recebeu um telefonema do Papa Francisco muito consolador. “O Santo Padre telefonou-me muito cedo no dia seguinte e disse-me algo do género: actos de ódio e violência, são sempre precedidos por palavras e por verbos de ódio e violência”, revelou a vice-presidente. Esta quinta-feira, falando num encontro com sacerdotes e freiras, Kirchner, de 69 anos, afirmou: “Parece-me que se tivesse de agradecer a Deus e à Virgem Maria, teria de o fazer rodeada de padres. E por isso aqui estou!”

Recorde-se que o incidente se deu no passado dia 1, quando de Cristina Kirchner cumprimentava um grupo de apoiantes à porta de sua casa, em Buenos Aires. Do interior da pequena multidão, sobressaiu um homem que lhe apontou uma arma à cabeça. O momento foi registado em vídeo. A arma, verificou-se mais tarde, estava carregada com cinco balas, mas na hora H terá encravado. Fernando Sabag Montiel, de 35 anos, que nasceu no Brasil, mas vive na Argentina desde criança, e a sua namorada, Brenda Uliarte, de 23, foram acusados de tentativa de homicídio, embora ambos neguem qualquer envolvimento.

As autoridades policiais ainda estão a tentar desvendar o motivo por detrás do ataque. Antes de se tornar vice-presidente em 2019, Kirchner foi presidente da Argentina entre 2007 e 2015 e primeira- dama de 2003 a 2007.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...