Estamos juntos

Morreu o actor e encenador português Carlos Avilez

O encenador e actor Carlos Avilez, morreu esta madrugada, quarta-feira, dia 22, informou a direcção pedagógica da Escola Profissional do Teatro Experimental de Cascais (TEC), da qual era o director-geral. De acordo com a mesma fonte, Carlos Avilez deu entrada na noite de ontem, terça-feira, no Hospital de Cascais com uma indisposição, e viria a falecer, na sequência de uma doença cardíaca, cerca das 2h00 da madrugada de hoje, naquela unidade hospitalar. Contava 86 anos.

Carlos Vítor Machado, de seu nome de baptismo, nasceu em 1937. Estreou-se profissionalmente como actor em 1956, na Companhia Amélia Rey Colaço – Robles Monteiro, onde permaneceu até 1963. Em 1965, foi um dos fundadores do Teatro Experimental de Cascais (TEC) que a 13 de Novembro completou 58 anos de existência. Depois disso, dedicou-se sobretudo à encenação, sendo a maior referência nesse campo no teatro português do seu tempo.

O trabalho de Carlos Avilez foi distinguido com vários prémios, pode ler-se na biografia publicada no site do TEC. Foi também agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, com as Medalhas de Honra e Mérito Municipal da Câmara Municipal de Cascais, de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e da Associação 25 de Abril e a Medalha de Mérito Cultural da Vila de Óbidos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...