Mali volta a receber armamento russo
O chefe da junta militar do Mali, Assimi Goita, e o presidente russo, Vladimir Putin, tiveram uma longa conversa telefónica na manhã de ontem, quarta-feira 10 de Agosto, um dia depois de Bamako ter recebido novo equipamento militar do seu aliado russo.
“Discutimos o apoio da Federação Russa à transição política no Mali e congratulei-me com a qualidade da nossa parceria que respeita a soberania do Mali e as aspirações do seu povo”, afirmou o Presidente, Assimi Goita, nas redes sociais. Este post foi colocado um dia depois de o exército do Mali ter recebido novo equipamento militar, incluindo cinco aviões e um helicóptero de combate durante uma cerimónia oficial em que participaram o chefe da junta e diplomatas russos, durante a qual o Ministro da Defesa do Mali, Sadio Camara, um dos homens fortes do regime, elogiou a “parceria win-win com a Federação Russa”.
“A cerimónia de hoje é histórica, tanto pela sua natureza, qualidade e volume da entrega, da qual apenas estamos a expor uma parte, estando o resto, evidentemente, em funcionamento na altura desta cerimónia”, disse Sadio Camara. “Estamos a consolidar a nossa capacidade de reconhecimento e ataque com aviões de caça L39 e Sukhoi 25, para além do Super Tucano e outros aviões presentes já no nosso inventário”, acrescentou.
Recorde-se que a Rússia já tinha entregado vários helicópteros de combate e armas ao Mali em Março passado, o que levou os parceiros ocidentais a chamarem a atenção da junta que governa o país.