
Luanda acolhe Fórum Internacional da Juventude com as Embaixadas
Cerca de 900 líderes juvenis africanos participam, de hoje a sexta-feira, na II Edição do Fórum Internacional da Juventude com as Embaixadas, a decorrer no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.
O evento, a decorrer sob o lema “African United”, juntos com o mesmo pensamento, reúne angolanos e estrangeiros com o objectivo de promover o intercâmbio, experiências e oportunidades entre jovens e as embaixadas acreditadas nos diversos países africanos.
Vários líderes de organizações juvenis já confirmaram a presença no encontro de Luanda, nomeadamente, Ussumane Sadjo, da Guiné-Bissau, Alector Timas, de Cabo Verde, Ruth Boane, Albertina Tembe, Samuel Jotamo e Joe Williams, de Moçambique, Isildo Tito Marques e Winy Mule, de Angola.
Estão também confirmadas as presenças dos embaixadores Gong Tao, da China, Josef Smets, Bélgica, Rafael Vidal, do Brasil, Estados Unidos, Tulinabo Mushingi, e de Portugal, Francisco Alegre Duarte.
A cerimónia terá momentos de distinções e condecorações de entidades nacionais e internacionais que se têm destacado nas mais diversas áreas da sociedade em África, que receberão diplomas e crachás de reconhecimento pelo trabalho realizado no continente.
As distinções e condecorações serão das seguintes categorias: “Paz e Resolução de Conflitos em África”, “Amigo de África” e “Desenvolvimento Económico e Social” a nível do continente africano.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o porta-voz do Fórum, Carlos Vemba, disse que a organização pretende homenagear, neste dia, o Presidente de Angola, João Lourenço, pelo seu empenho e dedicação na resolução dos problemas do continente africano.
“Os jovens africanos também reconhecem o empenho do Senhor Presidente de Angola, João Lourenço, como filho de África que tudo tem feito para resolver as crises que o continente atravessa”, realçou.
Carlos Vemba adiantou que o financiamento para a materialização de projectos da juventude é uma das questões que constam nos seis painéis levados a debate pelos líderes e associações juvenis.
“Os jovens vão expor os projectos para empreender, mas que muitas vezes não têm encontrado financiamento. Vamos apresentar estes projectos naquele que é o maior fórum de interacção da juventude com os embaixadores”, sustentou.
O evento, organizado pela Associação dos Especialistas em Relações Internacionais de Angola e pelo Fórum Internacional de Jovens com as Embaixadas (FIJE), é dirigido aos líderes de opinião, representantes de organizações partidárias e de associações juvenis.