Estamos juntos

Hoje comemora-se a Dia Internacional da Mulher. Saiba porquê!

O Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, a 8 de Março. A ideia de uma comemoração anual surgiu após o Partido Socialista da América ter organizado o Dia das Mulheres, em 20 de Fevereiro de 1909, em Nova Iorque — uma jornada de contestação pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino.

Durante as conferências de mulheres da Internacional Socialista, em Copenhaga, em 1910, foi sugerido, por Clara Zetkin, que o Dia das Mulheres passasse a ser celebrado todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica.

A partir de 1913, as mulheres russas passaram a celebrar a data com manifestações realizadas no último domingo de Fevereiro. Em 8 de Março de 1917 (23 de Fevereiro, no calendário juliano, ainda na Rússia Imperial) organizou-se uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia de vida, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos acabaram por se juntar à manifestação, que se estendeu por dias e acabou por precipitar a Revolução de 1917. Nos anos seguintes, o Dia das Mulheres passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na então União Soviética e nos países do bloco socialista.

Já na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de Março foi adoptado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.

Em 2008, a ONU lançou a campanha “As Mulheres Fazem a Notícia”, destinada a fomentar a igualdade de género na comunicação social mundial.

Actualmente, o 8 de Março é comemorado em mais de 100 países como o Dia Internacional da Mulher.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...