Estamos juntos

Campanha eleitoral foi pacífica, dizem observadores da SADC

Observadores da SADC aopleito de quarta-feira (24) em Angola consideraram, esta terça-feira, em Malanje, pacífica a campanha eleitoral terminada segunda-feira, realizada pelos partidos concorrentes.

Em entrevista à ANGOP, os observadores da África do Sul e de Botswana afirmaram que não registaram actos de violência ou outros que belisquem a democracia no país, em Malanje, em particular.

O chefe da missão de observadores da SADC, Thabo Sanyane (na foto), de nacionalidade sul-africana, enalteceu a conduta dos cidadãos e das forças políticas, sendo que a um dia da votação o ambiente que se vive é de acalmia e reflexão, uma vez que mantiveram contactos com cidadãos, sobretudo académicos.

Considerou que se vive um clima de tolerância entre os cidadãos, melhor que no pleito anterior, embora não houvesse também situações anómalas.

“Cresceu a tolerância entre as pessoas e os partidos políticos”, enalteceu, acrescentando que hoje há maior aceitação das diferenças e crenças partidárias.

Por sua vez, o observador da SADC pelo Botswana, Tumisang Mealy, realçou que apesar de não acompanhar, na íntegra, a campanha, tem uma apreciação positiva, face aos poucos dias que presenciou.

O grupo de observadores composto por dois elementos, encontra-se desde sábado (20) em Malanje, depois de trabalhar alguns dias em Luanda e permanece na província até a publicação dos resultados eleitorais, devendo trabalhar na sede provincial e nos municípios de Calandula e Cacuso.

A província de Malanje conta com 14 municípios.

No dia 24 deste mês os angolanos vão votar pela quinta vez, para eleger o Presidente da República, o Vice-Presidente e os 220 deputados à Assembleia Nacional.

A campanha eleitoral decorreu entre 24 de Julho e 22 de Agosto. O dia 23 (hoje) é dedicado à reflexão sobre os programas de governo apresentados pelos partidos políticos.

Na província de Malanje, 509 mil 616 cidadãos maiores estão habilitados a exercer o seu direito de voto, em 644 assembleias.

Disputam as eleições gerais de 24 deste mês os partidos MPLA, FNLA, PRS, UNITA, P-NJANGO, PHA e APN, bem como a Coligação CASA-CE.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...