Câmara Africana de Energia avalia a estratégia de conteúdo local da Namíbia
O vice-presidente sénior da Câmara Africana de Energia, Verner Ayukegba, dirigiu-se às partes interessadas nacionais e internacionais no workshop Política Nacional de Conteúdo Local de Petróleo Upstream, em Windhoek, realizada na passada quinta-feira, a solicitar o acesso e a expansão das soluções de financiamento local e uma abordagem equilibrada da política de conteúdo da Namíbia.
“Trata-se de finanças de conteúdo local. Por mais que as empresas internacionais possam contratar namibianos, os nacionais ainda precisarão de contratos próprios financeiros”, afirmou Ayukegba.
Ayukegba enfatizou a importância da cooperação nos sectores de energia e não-energia na actualização da política de conteúdo local eficaz, criando oportunidades de emprego e reter valor no país.
“Os namibianos têm o direito de poder lucrar tanto quanto possível com os seus próprios recursos naturais”, disse Ayukegba. “Nem todo mundo vai se tornar um geólogo de petróleo – nem todo mundo vai se tornar um engenheiro. Você precisa olhar para toda a economia e tornar mais fácil para os namibianos criarem riqueza para si mesmos.”
Ayukegba também abordou a mudança do cenário energético africano e o papel da diversificação energética e o aumento do investimento directo estrangeiro, que resultaram na erradicação da pobreza energética no continente.
“Acreditamos que o investimento em energia é fundamental para acabar com a pobreza em África. Mas, se você desejar 60% de propriedade local de novos negócios, terá dificuldade em reter empresas estrangeiras, precisamos encontrar o equilíbrio certo e garantir que uma política de conteúdo local atraia investimentos de toda a cadeia bancária para o sector de energia”, disse Ayukegba.