
Surfista angolano de 15 anos atinge pontuação máxima no campeonato português de Surf
Os surfistas angolanos Júlio Baleia, Baita Júnior e Edilson Beto participaram na Liga MEO Surf 2024, que decorreu, de 25 a 27 de Outubro, em Peniche, Portugal. Júlio Baleia foi vencedor de uma bateria.
De acordo com um comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso, os três jovens surfistas angolanos, nascidos e criados na comuna de Cabo Ledo, receberam um convite da Associação Nacional Surfistas de Portugal para participarem da Liga MEO Surf, principal competição portuguesa da modalidade.
O campeão angolano Júlio Baleia, de 15 anos, o vice-campeão, Baita Júnior, e Beto, ambos de 17 anos, foram recebidos com entusiasmo pela comunidade lusa e aproveitaram o momento para desfrutarem do famoso Canhão da Nazaré, gerador de ondas gigantes.
Júlio Baleia foi vencedor de uma bateria. A bateria perfeita é um termo usado no surf para designar uma pontuação compostas por 2 notas. A pontuação perfeita no surf é alcançada quando o surfista consegue duas notas 10 na bateria, ou 20 pontos. Júlio Baleia trouxe também para Angola a experiência da competição e o orgulho de representar o país, refere o documento.