Estamos juntos

SIC recupera diversos meios roubados no Huambo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Huambo recuperou, recentemente, vários meios roubados a empresas, cooperativas agrícolas e a particulares, depois de um trabalho de inteligência policial, numa sequência investigativa, segundo a ANGOP.

Segundo o porta-voz deste órgão do Ministério do Interior no Huambo, sub-inspector de investigação criminal Abel Kangombe, que falava, esta segunda-feira, à imprensa, trata-se de uma viatura de marca Toyota, modelo Land Cruiser, pertencente à empresa Kora-Angola, furtada na centralidade Halavala, no município do Bailundo.

Explicou que a viatura foi furtada, alegadamente, por funcionários da empresa que simularam o respectivo assalto.

Consta, igualmente, entre os meios recuperados, um tractor de marca Massey Ferguson, distribuído pelo Governo angolano a uma cooperativa agrícola, no âmbito do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), tendo o ex-presidente da mesma se apoderado do equipamento de produção.

O responsável disse que o SIC recuperou, também, sete armas de fogo, sendo seis do tipo AKM e uma pistola, em posse de cidadãos civis, 10 motorizadas, 11,7 gramas de cocaína e cinco peças de crack.

Abel Kangombe referiu que, na sequência investigativa, foram desmanteladas quatro associações criminosas e detidos 80 cidadãos com idades, entre 16 e 57 anos, implicados na detenção de armas proibidas, homicídios qualificados, ofensas graves à integridade física, furtos qualificados, violência doméstica, roubo qualificado, abuso sexual de menor de 14 anos, tráfico de droga pesada, agressão ao ambiente, abuso de confiança e tentativa de burla.

Adiantou que os meios recuperados deverão ser restituídos aos proprietários, após despacho do magistrado do Ministério Público.

Informou que os crimes foram cometidos em todos os municípios desta região do Planalto Central de Angola, nomeadamente Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

Com uma área de 35 mil 771 quilómetros quadrados, que perfazem 11 municípios, 37 comunas e três mil 387 aldeias, a província do Huambo tem uma população acima dos dois milhões 600 mil habitantes.

O Serviço de Investigação Criminal, abreviadamente designado por SIC, é o órgão executivo central do Ministério do Interior, com autonomia administrativa e de gestão orçamental, que constitui o corpo superior de polícia criminal e judiciária.

Ao SIC compete executar as políticas e medidas legislativas destinadas a investigar indícios de crimes, adoptar meios de prevenção e repressão da criminalidade, realizar a instrução preparatória de processos-crime da sua competência e efectuar detenções, revistas, buscas e apreensões, perícias e exames, nos termos da lei.

É um órgão cuja actividade, em matéria de instrução de processos está sujeita à fiscalização do Ministério Público.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...