Estamos juntos

Semana Rosa realiza marcha de prevenção do cancro

Uma marcha de sensibilização contra o cancro da mama, alusivo ao Outubro Rosa, foi realizada este sábado, em Luanda, pela Associação “semana Rosa Angola”.

A marcha feita de forma lenta e coordenada, com planfetos informativos e de sensibilização, iniciou no calçadão da marginal, defronte ao Shopping Fortaleza, e terminou no Porto de Luanda.

De acordo com a Angop, o evento teve como finalidade mobilizar a sociedade em geral sobre a importância do rastreio e acções preventivas do cancro da mama.

A marcha que culminou com uma feira promovida por mulheres guerreiras, envolveu cerca de 300 pessoas.

Segundo a presidente da Associação Semana Rosa Angola, Dalila Prata, os casos de câncer no país têm sido alarmantes e vitimado muitas famílias, pelo que iniciativas do gênero devem ser feitas para alertar a população sobre os perigos da doença e os métodos preventivos.

Disse ainda que muitas mulheres podem evitar o diagnóstico tardio da doença, fazendo o auto-exame para a percepção de qualquer alteração.

Apelou a todas as mulheres para procurarem uma unidade de saúde, caso observem algum caroço ou nódulo na mama e axila, para ter a possibilidade de cura da doença, que quando diagnosticada precocemente é de 90 por cento.

Para si, há toda uma necessidade de se apoiar as mulheres que padecem desta doença, pois muitas delas são abandonadas pelos parceiros depois de diagnosticadas.

Outras, acrescentou, por causa da doença são forçadas a deixarem de trabalhar e enfrentam diversas dificuldades.

Por isso, para ajudar a minimizar algumas das dificuldades, todos meses a associação procura angariar fundos e bens perecíveis, junto dos seus parceiros e distribuiu cestas básicas as mulheres associadas.

De acordo com Dalila Prata, a marcha superou as expectativas e contou com a presença de algumas mulheres com câncer em tratamento e outras que venceram a doença.

A referida associação já existe a 6 anos e anualmente promove este tipo de actividade.

O Instituto Nacional de Controlo de Cancro em Luanda registou, no primeiro semestre deste ano, 230 casos novos de cancro da mama.

O cancro da mama é um tumor formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, com o desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...