
Presidente João Lourenço na Tribuna de Honra
Aconteceu neste Sábado, na cidade de Antananarivo, a investidura de Andry Rajoelina no cargo de Presidente da República de Madagáscar, na sequência da vitória eleitorial obtida em Novembro passado.
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, figurou entre os convidados de honra, na sua dupla condição de Chefe de Estado angolano e Presidente em Exercício da SADC, Comunidade dos Países da África Austral.
A cerimónia decorreu no Estádio Barea, localizado no centro de Antananarivo, e constou de um conjunto de rituais, como a deposição em mãos do novo Presidente da República dos símbolos representativos do poder.
Andry Rajoelina, que vai cumprir um novo mandato de cinco anos, fez um discurso para os milhares presentes no Estádio e para toda a nação malgaxe, em que definiu como eixos centrais da sua acção governativa o desenvolvimento social, a industrialização do país e a melhoria do serviço público. Especificou que vai trabalhar incansavelmente para que se elevem em Madagáscar os níveis da educação e da saúde e melhore a situação de cada lar malgaxe.
Antes da cerimónia de investitura no Estádio Barea, Andry Rajoelina e o Presidente João Lourenço mantiveram um encontro formal no Palácio Presidencial malgaxe, que visou o reforço das relações bilaterais.
A conversa aconteceu depois do almoço oferecido por Andry Rajoelina aos convidados para o seu acto de investidura horas antes no Estádio Barea.
Depois de cumprir a agenda de trabalho no Madagáscar, o Presidente João Lourenço encontra-se já em Luanda desde a tarde de ontem.