Papa reúne-se com presidente de Cabo-Verde com beatificação de Negro Manuel como tema central
O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, foi recebido, na última sexta-feira, dia 14, pelo Papa Francisco, no Palácio Apostólico, em Roma. No encontro o chefe de Estado de Cabo Verde convidou o Santo Padre a visitar o arquipélago.
“Reiterei o convite para que visite as ilhas, no quadro das comemorações dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde”, escreveu o Chefe de Estado cabo-verdiano na sua página no Facebook.
Em nota, a Presidência da República refere-se à audiência como “encontro luminoso, um momento de grande inspiração para Cabo Verde, particularmente nesta década em que celebra os 500 anos da Igreja Católica no país, a primeira Diocese na África subsariana.”
Francisco e Neves abordaram, segundo a mesma fonte, temas como mudanças climáticas, migrações, guerras na Europa e no Médio Oriente a instabilidade na África Ocidental. O Presidente cabo-verdiano manifestou ao Papa o “desejo de beatificação de Manuel Costa Ríos”.
Mais conhecido por Negro Manuel, ou escravo Manuel, chegou a Cabo Verde proveniente do continente e, depois de ter sido baptizado, foi vendido para Argentina no século XVII.
Manuel Costa dos Ríos tornou-se no guardião de um santuário na localidade de Luján.
José Maria Neves reuniu-se também com o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Santo Padre, num encontro em que participou o embaixador de Cabo Verde junto da Santa Sé, Eurico Monteiro.
José Maria Neves visita ainda hoje, segunda-feira, dia 17, a sede da FAO, onde será recebido pelo director-geral, visitando ainda a Fundação Basso e a Comunidade Santo Egídio, que foi responsável pela mediação do processo de paz de Moçambique, concluído em 1992.