Famílias de zonas rurais de Menongue já têm acesso à água potável
Perto de mil famílias residentes nas zonas rurais de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, já consomem água tratada, com a inauguração de três furos, projectos enquadrados no Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Trata-se de acções executadas pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) nas localidades de Tchiwengue, Vinga Kavuvi e Jamba Mussesse, com capacidade para armazenar cinco mil litros e bombear mais de três mil litros de água por/hora, orçados em mais de 37 milhões e 343 mil kwanzas cada.
O administrador municipal de Menongue, José Ernesto da Silva, disse que a concretização do projecto visa cumprir com uma das preocupações mais prementes dos beneficiários e consolidar uma das promessas de governação, que visa melhorar a qualidade de vida da população.
Disse que acções do género vão prosseguir em outras localidades do município de Menongue, concretamente nas comunas do Jamba Cueio e Caiundo.
Já o responsável do FAS no Cuando Cubango, Zeferino Cavalo, informou que, antes do fim deste ano (2022), serão inaugurados igualmente outros furos de água nos municípios do Cuito Cuanavale e Cuchi.
No município de Menongue estão em curso as obras de requalificação da rede de distribuição de água potável da cidade e da periferia, enquadradas no PIIM, que neste momento decorrem a bom ritmo, com mais de 70 por cento de execução física.
Com um orçamento de mais de três mil milhões de kwanzas, as obras tiveram início em Abril deste ano e foram divididas em duas fases, sendo que a primeira inclui os bairros Popular e Castilho, com 1,9 mil milhões de kwanzas, e a segunda fase abrange a zona urbana, orçado em 1,5 mil milhões de kwanzas.
Além de melhorar o abastecimento de água para os clientes já existentes, o projecto de reabilitação e ampliação da rede de distribuição de água potável vai permitir ainda a inclusão de cerca de 10 mil novos beneficiários da zona urbana e dos bairros Popular e Castilho, com cerca de 800 ligações domiciliárias.