
Banco Central sobe juros de referência em 100 pontos para 19%
A decisão foi tomada na reunião de ontem, sexta-feira, dia 15. O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu subiu os juros directores em 100 pontos base (p.b.), fixando a taxa de referência em 19% face a uma inflação persistente que já chegou a 24%, aplicando-se igualmente às restantes taxas definidas pelo banco.
O banco central optou por subir os juros de referência em 100 p.b., o que deixa a taxa directora em 19%. Simultaneamente, a taxa de cedência de liquidez subiu para 19,5%, enquanto a de absorção de liquidez fica assim em 18,5%.
O governador do BNA, Manuel Tiago Dias, justificou esta medida com a subida da inflação, alta e persistente, que afecta a economia angolana, que terá chegado em Fevereiro a 24,07%. A pressão nos preços sente-se sobretudo nos bens alimentares, saúde e serviços, dificultando a tarefa do banco central dada a sua abrangência.
A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, afirmou na terça-feira, dia 12, que o Governo continua empenhado em eliminar os subsídios aos combustíveis.
A economia angolana deverá crescer 2,2% em 2024, graças aos programas governamentais de estímulo ao sector não-petrolífero, em comparação com 0,7% no ano anterior, afirmou o governador em 19 de Janeiro último.