Estamos juntos

Angola na reunião da UNESCO para Retorno dos Bens Culturais

Angola participa, de 29 a 31 deste mês, na 24.ª Sessão do Comité Intergovernamental para a Promoção do Retorno dos Bens Culturais aos seus países de origem e ou a Restituição em caso de Apropriação Ilícita.

O evento decorre na sede da Organização da Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO) em Paris, França.

Consta da agenda da 24.ª Sessão, a apresentação e discussão de vários documentos, entre os quais, as ferramentas necessárias para simplificar, mediar e conciliar os processos de retorno e de restituição dos bens culturais perdidos em consequência da ocupação colonial e estrangeira e a revisão do Código Deontológico Internacional para o Mercado de Arte.

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Cultura, no Facebook, a delegação angolana é chefiada pela secretária de Estado para Cultura Maria de Jesus.

Angola é membro das Convenções da UNESCO de 1954 e de 1970 e a propósito desta matéria, entende que os processos de retorno e de restituição de bens culturais devem ocorrer na base do diálogo, da cooperação e boa-fé que constituem na sua essência o Código Deontológico e princípios de boas práticas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...