Estamos juntos

Angola lidera a lista dos países africanos que visitaram as Ilhas Maravilhosas em Turismo

São Tomé e Príncipe superou o recorde de 35 mil turistas em 2023, apontam os dados agora revelados pela Direcção do Turismo e Hotelaria. Portugal posiciona-se como o principal país emissor de turistas para São Tomé em 2023, com 16.469 turistas (46%), seguido de Alemanha com 2.408 (7%), Estados Unidos da América com 2.328 (7%), França com 1.896 (5%) e Angola com 1.298 (4%), sendo que este último lidera a lista dos países africanos.

A maioria dos visitantes, 32.694, entrou pela via aérea, enquanto 2.123 pela via marítima, sobretudo em três navios de cruzeiro que passaram pelo arquipélago.

Magda Lopes, directora do Desenvolvimento Turístico de São Tomé e Príncipe, sublinha a transversalidade do turismo para a economia do país: “Sabemos que o turismo é transversal, então dada a sua transversalidade, é um sector que envolve todos os outros sectores da economia nacional. Quando aumentamos a estadia, quando aumentamos a entrada de visitantes, estamos a promover automaticamente que todos os sectores do país saiam a ganhar.”

A directora realça os desafios que existem para garantir o melhor crescimento do sector. “É verdade que nós temos ainda algumas dificuldade na oferta de serviços. É verdade que não dispomos de oferta necessárias para que o turista possa consumir e, dessa forma, quanto maior é o consumo maior é a receita. Temos algumas dificuldades. Outras paragens que visitamos somos levados a vários pontos onde podemos consumir, onde podemos gastar o dinheiro e isso faz crescer a economia do país.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...