Estamos juntos

Angola agradece apoio do Quénia na presidência da União Africana em 2025

O Presidente da República, João Lourenço, agradeceu, este sábado, o apoio do Quénia à candidatura de Angola na presidência da União Africana (UA), em 2025.

O Presidente da República, João Lourenço, foi recebido, este sábado, no Palácio Presidencial de Nairobi, pelo homólogo do Quénia, William Ruto, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

Ainda hoje, Presidente João Lourenço irá ao Mausoléu de Jomo Kenyatta, o primeiro Presidente do Quénia, para render homenagem ao falecido estadista.

Segundo a Angop, João Lourenço, destacou, em declarações aos jornalistas, a necessidade da retomada dos voos directos entre Angola e o Quénia, e adiantou que tal não só vai permitir aproximar os povos dos dois países, mas impulsionar também as trocas comerciais.

O estadista angolano afirmou que o Executivo angolano vai trabalhar para materializar esse propósito, brevemente, para aumentar as trocas comerciais, uma área estratégica para alavancar a cooperação entre os dois países.

João Lourenço considerou importante aumentar as trocas comerciais e conta com o Quénia para ajudar os angolanos em vários sectores, com particular realce para o segmento turístico, um ponto forte dos quenianos.

“O Quénia tem uma economia assente no turismo e na agricultura, sectores que interessam a Angola, que possui grande potencial pela abundância de recursos naturais e procura diversificar a economia demasiado dependente do petróleo”, disse João Lourenço.

Na sua intervenção, João Lourenço destacou a importância dos quatro instrumentos jurídicos assinados entre as partes, com destaque para agricultura, ciência, transporte e isenção de vistos.

João Lourenço manifestou satisfação pelo facto de o governo queniano ter anunciado a isenção de visto em passaportes angolanos, se comprometendo em trabalhar no mesmo sentido nos próximos tempos.

Durante a sua intervenção, João Lourenço aproveitou a oportunidade para convidar o seu homólogo para visitar Angola, esperando que as duas diplomacias acertem as datas para o efeito.

Os dois países mantêm relações há vários anos. Em 2012, assinaram três instrumentos jurídicos. Trata-se do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores e o dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Quénia, bem como o Acordo sobre a criação da Comissão Bilateral.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...