PAC já aprovou 1807 projectos do sector produtivo
O Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) já aprovou 1807 projectos, que correspondem a um total de mais de 72 mil milhões Kz do sector produtivo nacional, segundo revelou nesta terça-feira, 20, o Secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos.
O Secretário de Estado, que falava durante o briefing da semana do domínio da economia, disse que, até ao momento, a Unidade Técnica de Projectos do Instituto de Apoio às Micro e Pequenas e Médias Empresas, INAPEM, concluiu 3583 dossiers, dos quais submeteu 2071 ao Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
“O BDA aprovou 1807 projectos, já financiou 1093 e aguardam pelos respectivos desembolsos 714 projectos. Estão em carteira da Unidade Técnica de Projectos do INAPEM, 1512 projectos que aguardam por disponibilidade financeira para o efeito”, disse o governante.
O PAC tinha como meta inicial a aprovação de mil projectos, entretanto, em função da procura de financiamento já foram aprovados mais 807 dossiers de crédito, o que por si só, revela a necessidade de financiamento da produção interna.
Por essa razão, “o PAC 2023 vai ser capitalizado com mais 71 mil milhões Kz e a prioridade de financiamento vai recair sobre os projectos de jovens e mulheres, sobretudo os que se encontram fora de Luanda, garantir a redução das assimetrias regionais”, revelou o Secretário.
A agricultura com 413 projectos, comércio e distribuição com 268, a pecuária com 146, a indústria transformadora 106 e as pescas com 82 projectos, constituem o top cinco dos sectores mais beneficiados pelo PAC.