Estamos juntos

Novo embaixador nos EAU entrega Cartas Credenciais

O novo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos (EAU), Júlio Belarmino Gomes Maiato, foi acreditado, ontem, em Abu Dhabi, pelo Presidente daquele Estado do Golfo Pérsico, Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

Na ocasião, o chefe da Missão Diplomática de Angola nos Emirados Árabes Unidos expressou em nome do Presidente da República, João Lourenço, os mais profundos agradecimentos ao líder dos EAU pelo relevante acto.

Júlio Gomes Maiato ressaltou o alto nível de cooperação alcançado até ao momento entre os dois países, mediante a implementação dos Acordos Bilaterais assinados, assim como enfatizou a necessidade do reforço cada vez mais dos laços de amizade e cooperação bilateral em vários domínios, com o foco no fortalecimento das relações económicas e empresariais.

Um comunicado de imprensa da Embaixada adianta que os dois países pretendem elevar cada vez mais as trocas comerciais e atrair maior número de investidores, assim como estabelecer mais acordos de cooperação, conservando os já rubricados.

A entrega das Cartas Credenciais do quinto embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos ocorreu du-rante uma cerimónia realizada no Qasr Al Watan (Palácio Presidencial) em que foram igualmente acreditados 15 outros diplomatas.

O comunicado de imprensa realça que, além dos Emirados Árabes Unidos (EAU), a Embaixada da República de Angola cobre também o Estado do Koweit, o Reino do Bahrein, o Afeganistão (actualmente Emirado Islâmico do Afeganistão), e a República Islâmica do Paquistão, assim como a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), com sede em Abu Dhabi.

As relações diplomáticas entre Angola e os Emiratos Árabes Unidos foram formalmente estabelecidas no dia 11 de Janeiro de 1997.

Angola abriu a sua representação diplomática nos Emiratos Árabes Unidos em 2004, através de um Consulado Geral, que passou, quatro anos depois, ao estatuto de Embaixada.

Ambos os países são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e cooperam, entre outras, nas áreas de Petróleo, Gás e da Agricultura.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...