Estamos juntos

Novo Aeroporto Internacional arranca com operações de voos de carga

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, a ser inaugurado dia 10, vai arrancar com operações de voos de carga. O tráfego de passageiros inicia no primeiro trimestre do próximo ano, com os voos domésticos, e no terceiro trimestre começa a operação de voos internacionais de passageiros.

Com capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano,  cujo volume é cinco vezes superior ao tráfego do 4 de Fevereiro, e uma carga de 130 mil toneladas (quatro vezes superior), o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto está implantado a 42 quilómetros do centro da cidade, no município do Icolo e Bengo, e foi projectado para acolher aeronaves de grande porte como o Airbus-A380.

O ministro dos Transportes revelou que está já em curso o processo de transferência de alguns meios e equipamentos operacionais do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o Dr. António Agostinho Neto.

“O actual aeroporto não será desactivado”, assegurou Ricardo D´Abreu, sublinhando que o 4 de Fevereiro vai continuar a servir para voos especiais, fretados e de cargas, bem como para atender eventuais constrangimentos do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

O arranque do Aeroporto Dr. António Agostinho Neto marca uma nova Era no sector, em Angola. O ministro fala da criação de uma nova geração nacional de especialistas na aeronáutica, com jovens criativos e competentes.

Vários técnicos das distintas áreas afectas ao funcionamento do aeroporto já estão a ser capacitados para responderem aos grandes desafios que a nova infra-estrutura apresenta. De igual modo, especialistas estrangeiros estão a transmitir novos conhecimentos aos técnicos nacionais, num modelo híbrido.

Quanto aos acessos, estão em curso trabalhos nas avenidas Deolinda Rodrigues e Fidel Castro (também conhecida por Via Expressa), assim como a reabilitação de estradas alternativas no interior dos bairros adjacentes. O acesso ferroviário está quase concluído e vai funcionar numa linha directa (Estação do Novo Aeroporto/ Estação do Bungo). Na mesma direcção vão operar as rotas de autocarros e táxis. Quanto ao Metro de Superfície, está definido o traçado, decorrendo trabalhos sobre a viabilidade da sua execução.

O Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto conta com duas pistas projectadas para atender 15 milhões de passageiros por ano, dos quais 10 milhões no tráfego internacional e cinco no segmento doméstico, e um volume de carga de 130 mil toneladas de mercadorias/ano.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...