Lusófonos Moçambique e Cabo-Verde protagonizam as surpresas do dia no CAN
Após o jogo inaugural, no sábado, ter terminado sem surpresa, a selecção anfitriã, a Costa do Marfim venceu tranquilamente a Guiné-Bissau por duas bolas a zero, ao segundo dia, ontem, domingo, tudo foi diferente, com os lusófonos Moçambique e Cabo-Verde do grupo B a protagonizarem as surpresas do dia.
O Egipto, comandado pelo português Rui Vitória, recordista de vitórias no CAN e um dos favoritos na prova, viu-se e desejou-se para empatar com os mambas. O tento do empate – um penalti batido por Mo Salah – surgiu já nos período de compensação 90’ + 7, deixando os moçambicanos com um amargo de boca.
Os faraós começaram praticamente o jogo a vencer com um golo de Mostafa Mohamed logo ao segundo minuto. Tudo parecia fácil para os da norte de África. O 1-0 foi mantendo-se no marcador, até que na segunda parte tudo virou em três minutos: Witi empatou aos 55′ e Clésio consumou a reviravolta no marcador aos 58′. O cenário de escândalo só foi amenizado com o referido castigo máximo convertido pelo jogador do Liverpool.
No outro jogo do grupo B, em Abidjan, Cabo-Verde, protagonizou a surpresa total, ao derrotar a forte selecção do Gana, quatro vezes vencedora do torneio.
Os tubarões azuis entraram a dominar e com toda a justiça chegaram ao golo, aos 17′, por intermédio de Jamiro Monteiro. O Gana, reagiu ainda na primeira parte, criando algumas oportunidades de golo, tendo mesmo introduzido a bola na baliza cabo-verdiana, num lance invalidado por fora de jogo.
Na segunda parte, os ganeses entraram mais fortes e chegaram ao empate aos 56′, por Djiku, de cabeça, respondendo da melhor forma na marcação de um pontapé de canto. Nos minutos finais a partida, Cabo-Verde voltou a estar por cima do jogo, criando boas oportunidades, mas só conseguiram o golo da vitória aos 90’+1, por intermédio de Garry Rodrigues, que entrara na segunda parte.
Com este resultado, Cabo Verde lidera o Grupo B, com três pontos, enquanto Moçambique e Egipto, que empataram a duas bolas durante a tarde, somam um cada, e o Gana ainda não pontuou.
Na próxima ronda, marcada para a sexta-feira, Cabo Verde vai jogar com Moçambique, enquanto o Gana vai medir forças com os faraós.