Luanda Morna Fest arranca hoje com homenagem a Sara Tavares
O Luanda Morna Fest inicia hoje, e prolonga-se até às 22.00, no Shopping Fortaleza uma homenagem a Sara Tavares e encerra amanhã com Tito Paris.
Durante os dois dias, no elenco os concertos constam os nomes de Manel d’Candinho, Palinho, Lucibela, Mindela Soares, Kátia Semedo e Fábio Ramos, Pedro Rodrigues, Banda Vulcânicos, Raízes de Cabo-Verde, Anabela Aya e Margareth do Rosário.
O Luanda Morna Fest resulta da parceria entre a Embaixada de Cabo Verde em Angola, a Comissão Multissetorisl da Bienal e o ResiliART Angola numa celebração musical inserida no âmbito das festividades da Bienal de Luanda – Fórum PanAfricano para a Cultura de Paz.
De acordo com a nota de imprensa “este evento destaca-se como um tributo à rica herança da Morna, reconhecida como Património Imaterial Cultural da Humanidade, reunindo dois povos através da música. O Luanda Morna Fest não apenas ressoa notas melodiosas, mas também constrói pontes de entendimento e fortalece laços culturais”.
Segundo o documento que estamos a citar, “a sinfonia da paz, respeito e a celebração da diversidade cultural, promovida pela Embaixada de Cabo Verde e pelo ResiliART Angola, pretende levar o Luanda Morna Fest a um concerto inesquecível, onde à riqueza cultural que a Morna representa no panorama global, transcende fronteiras e enriquece a alma com as melodias eternas de Cabo Verde”.
Do elenco é visível a presença de artistas consagrados e em ascensão da música de Cabo Verde que vêm para o evento e de projectos musicais que divulgam a cultura deste país irmão, em Angola como a Banda Vulcânicos e o Raízes de Cabo Verde. Pedro Rodrigues, um dos mais renomados compositores da ilha da Morna, Coladera e Funaná também é outra presença confirmada. Anabela Aya e Margareth do Rosário são as propostas angolanas do cartaz, ambas têm influências da música cabo-verdiana nos seus trabalhos.
De acordo com o programa, a recepção acontece às 18h30 e meia hora depois, Júlio Morais, embaixador de Cabo Verde, e Marcos Agostinho, director executivo do Resiliart Angola, fazem um discurso de boas-vindas. Será lida uma mensagem do Governo de Cabo Verde e apresentação do desfile de moda “Paz Pan-Africana”, constam do programa.