Livros do escritor angolano Beni Dya Mbaxi foram apresentados no Brasil
As obras do escritor angolano Beni Dya Mbaxi foram apresentadas no Encontro Nacional de Escritores em Pernambuco, Brasil, que decorreu de 23 a 27 deste mês.
A professora brasileira Renata Barcellos apresentou o seu trabalho “Práticas, pedagógicas de literaturas brasileiras-africanas e Indígenas” tendo realçado as obras do jovem escritor angolano Beni Dya Mbaxi.
Segundo a professora, pós-doutorada em Língua Portuguesa e Literatura, as obras de Beni Dya Mbaxi têm relevância devido as temáticas voltadas para o universo da educação das mulheres africanas ainda no século XXI. “Em causa está a linguagem clara e objectiva como aborda temas delicados”, refere a docente brasileira, acrescentando que “lemos assuntos sérios e tabu ainda hoje, mas com a leveza que o autor imprime na sua estética”.
Segundo Renata Barcelos, as obras literárias de qualquer região devem ser estudadas, porque são a expressão do homem no seu tempo. “Expressa valores, questionamentos, anseios próprios da época na qual está inserido. Trata-se de uma forma de memória daquele contexto social”.
A África, de acordo com Renata Barcellos, é fundamental para a base de qualquer estudo para entendermos o processo civilizatório da humanidade. A docente brasileira conheceu o escritor angolano Beny ia Mbaxi através das redes sociais. Como apresentadora do Programa Pauta Nossa, da Mundial News RJ, está sempre conectada para descobrir novos profissionais nas diversas áreas do conhecimento.
A professora também já teve a oportunidade de levar os livros de Beni Dya Mbaxi para os seus alunos.
Beni Dya Mbaxi, pseudónimo de, Bernardo Sebastião Afonso, de 26 anos, tem publicadas sete obras literárias.