Estamos juntos

José Patrício é acreditado como embaixador de no Irão

Angola e o Irão manifestaram, domingo, em Teerão, durante a apresentação das cartas credenciais de José Patrício como embaixador do país naquela nação asiática, com residência em Ancara (Turquia), a firme vontade de desenvolverem sólidas relações de cooperação em vários domínios.

Em comunicado, citado pelo Jornal de Angola Online, as autoridades diplomáticas angolanas referiram que este dado foi avançado, ontem, na cerimónia de acreditação promovida pelo Presidente da República Islâmica do Irão, Ebrahim Raisi.

Nas audiências, sábado, com o ministro dos Negócios Estrangeiros e, ontem, com o Presidente iraniano, o embaixador José Patrício ouviu daquelas altas individualidades a firme vontade de cooperar nas áreas da Agricultura, Energia, Petróleo e Gás e, ainda, Ciências e Tecnologias.

Para além da Turquia e, agora, o Irão, José Patrício cobre, também, a República da Geórgia, devendo, em breve, ser acreditado como representante de Angola na República Islâmica do Iraque, como parte da estratégia do Executivo de cobertura diplomática regional.

A diplomacia angolana, com esta cobertura regional, posiciona-se na Eurásia e Médio Oriente, junto de países com os quais se podem desenvolver relações de cooperação mutuamente vantajosas que sirvam de catalisadores do desenvolvimento e crescimento de Angola.

A República Islâmica do Irão, segunda maior nação do Médio Oriente, faz parte do antigo Império Persa, com uma população de mais de 88 milhões de habitantes, tendo como principais recursos a exploração e produção de hidrocarbonetos, que a coloca como membro proeminente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), beneficiando das maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo.

A história e cultura milenar fazem do Irão um país com muito potencial turístico, apenas limitado pelas sanções que sofre do Ocidente, devido ao alegado desenvolvimento de um programa nuclear.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...