Grupos promovem cultura local no Carnaval
Vinte e sete grupos carnavalescos estão apurados para participar na maior manifestação cultural na província de Malanje, cujo desfile da classe infantil, realiza-se no sábado, e dos adultos, na segunda-feira, no largo adjacente ao Hospital Militar.
No desfile infantil vão desfilar 13 grupos e dos adultos 14 agremiações carnavalescas. De acordo com o chefe do Departamento da Acção Cultural do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Figueira Ginga Linha, os preparativos do Carnaval estão a decorrer como os previstos, apesar de algumas limitações financeiras.
Figueira Ginga Linha realçou que os grupos carnavalescos já receberam alguns valores de apoios para a preparação do Entrudo. A Comissão Preparatória do Carnaval local disponibilizou subsídios de 80 mil kwanzas para os infantis e 120 mil para os adultos.
“Os grupos estão bem preparados e motivados, aguardando apenas o dia do desfile”, disse Figueira Ginga, que confirmou a participação na presente edição dos representantes dos municípios de Cacuso, Calandula, Quela, Cahonbo e Luquembo.
O interlocutor do Jornal de Angola pediu a máxima colaboração das administrações municipais no sentido de apoiarem os seus representantes, por forma a motivar a juventude a fazer parte da festa do povo, que tem sido um palco de troca de experiência e divulgação da cultura local.
Na edição passada, o grupo Pioneiro Zeca, dos adultos, foi o grande vencedor, enquanto na classe infantil venceu o grupo carnavalesco 4 de Fevereiro. “Queremos fazer desta edição, uma festa inclusiva e que todos possam participar. Somos um povo alegre e acolhedor, por isso, acreditamos no sucesso do Carnaval deste ano na província de Malanje”.