Embaixada de Espanha, FUNIBER, ENSA e parceiros levam obras de Picasso ao Huambo
Depois de Luanda, Huíla e Benguela, “O Enterro do Conde de Orgaz” e “A Flauta Dupla”, duas colecções compostas por 28 obras do renomado pintor espanhol Pablo Picasso, estão agora à disposição dos amantes das Belas Artes, nas instalações do Centro Cultural Manuel Rui, na cidade do Huambo.
A exposição, aberta ao público até 20 de Novembro, seis dias por semana, com visitas guiadas, conta com o apoio da ENSA, da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), detentora das colecções, da Embaixada de Espanha em Angola, da Universidade Internacional do Cuanza e da AJS Transportes e Logística.
O grande objectivo da exposição é mostrar ao público, sobretudo aos mais jovens, em particular aos estudantes de Arte, assim como aos artistas plásticos, obras daquele que foi um dos maiores mestres da arte do século XX.
Na abertura da exposição, cortou a fita, em representação do Governador da Província do Huambo, Pereira Alfredo, o Director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos Jeremias Piedade Chissanga, o acto foi testemunhado pela Administradora da ENSA, Amália Barbosa, pelo Director Geral do Centro Cultural, Gregório Tchikola, e pelo Reitor da Universidade Internacional do Cuanza, Carlos Martínez.
Durante a sua intervenção, Jeremias Piedade Chissanga, agradeceu a iniciativa, salientando que a mesma vem valorizar e reforçar a importância do Centro Cultural Manuel Rui. “Constitui mais um motivo para que se visite a cidade do Huambo”, acrescentou.
A Administradora Executiva da ENSA, Amália Barbosa, frisou que “há muito que a ENSA tem a ambição de descentralizar as suas iniciativas de Responsabilidade Social, tendo conseguido alcançar esse objectivo agora com a exposição destas obras de Picasso”.
Estiveram também presentes na abertura da exposição, representantes de empresas públicas e privadas, membros do Governo Provincial da Huambo, docentes e discentes universitários.