Estamos juntos

Coreia do Norte encerra representações diplomáticas no Senegal e Guiné-Conacri

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, veiculou, ontem, terça-feira, dia 5, a informação: a Coreia do Norte irá, nos próximos tempos, encerrar várias representações diplomáticas no continente africano.

Efectivamente, a Coreia do Norte já se retirou de cinco países africanos e poderá chegar mesmo ao 10. Esta decisão, tomada num contexto de dificuldades económicas, reflecte a vontade do regime de alterar a sua estratégia, apesar de ter mantido durante muito tempo laços estreitos com vários países do continente.

De acordo com antigos diplomatas, as embaixadas norte-coreanas são frequentemente responsáveis pelo seu próprio financiamento. Uma estratégia difícil de manter, uma vez que as sanções da ONU proíbem o emprego de norte-coreanos no estrangeiro.

Antes de Dacar e Conacri, o país fechou as suas embaixadas no Uganda, na República Democrática do Congo e em Angola. Durante muito tempo, a Coreia do Norte apoiou os movimentos independentistas africanos, antes de continuar a negociar com vários países, apesar das sanções.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...