Chissano recebe Prémio Carreira da Lusofonia
O antigo Presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, será distinguido amanhã, sábado, 7 de Outubro, em Lisboa (Portugal), com o Prémio Carreira, na 7.ª edição da Gala Prémios da Lusofonia.
De acordo com o site do jornal ‘Notícias’, editado em Maputo, a Fundação Joaquim Chissano, da qual é patrono, refere que o antigo estadista será galardoado em reconhecimento pelo seu papel na edificação da paz, reconciliação, reconstrução, democratização e desenvolvimento da República de Moçambique.
A distinção, cuja cerimónia decorre na capital portuguesa, é direccionada a homens e mulheres da Comunidade de Países da Língua Portuguesa que se destacaram nas suas carreiras em diversas áreas e actividades, tais como política, música, literatura, cidadania, acção empresarial, artes plásticas, comunicação social, educação, teatro, moda e estilismo.
De acordo com a Fundação, o prémio o prémio atribuído ao ex-estadista junta-se a uma vasta lista de distinções, com destaque para The Hunger Project Prize, The Together For Peace Award, The Kellong Foundation Award, Chatham House Prize, Mo Ibrahim Foudation, Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa e South Africa Order of the Companions of O. R.Tambo.