Estamos juntos

Chefe de Estado angolano recebe enviado da RDC

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu hoje, quinta-feira, no Palácio Presidencial, o enviado especial da República Democrática do Congo (RDC), Jean Claude Bukasa, com quem abordou assuntos de interesse comum.

À saída do encontro, em Luanda, Jean Claude Bukasa, enviado especial do Presidente da RDC, Félix Tshisekedi, para questões de segurança, não prestou declarações à imprensa.

Angola e RDC, ambos membros da SADC e da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), têm mantido contactos, a alto nível, sobre paz, estabilidade e segurança.

João Lourenço assume a presidência rotativa da CIRGL, organização criada com o objectivo de resolver questões de paz e segurança na região.

A tensão na Região dos Grandes Lagos subiu no início deste ano entre os vizinhos Rwanda e República Democrática do Congo (RDC).

Em Março último deu-se o reinício dos combates entre o exército da RDC e o movimento de 23 de Março (M23), que, de acordo com Kinshasa, é apoiado pelo país vizinho.

O conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e os vizinhos Rwanda e Uganda é antigo.

Angola preside à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e tem multiplicado as iniciativas para pacificar a região.

Nessa condição, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito.

A Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) foi criada com o objectivo de resolver questões de paz e segurança, após os conflitos políticos que marcaram a região, em 1994.

São membros da CIRGL Angola, Burundi, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e República do Congo.

Angola e RDC partilham cerca de 2.500 quilómetros de fronteira.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...