Estamos juntos

Bienal de Luanda acolhe primeiro Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia

A Bienal de Luanda vai acolher o primeiro “Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia”, nos dias 25 e 26 de Maio do corrente ano, em Luanda.

De acordo com uma nota de imprensa, o fórum tem como objectivo a promoção e ampla divulgação das acções referentes à paz, estabilidade e segurança a nível do continente africano, levadas a cabo pelo Presidente da República, João Lourenço.

Segundo o documento, o evento é uma iniciativa conjunta entre o Governo de Angola, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a União Africana (UA), que visa promover a prevenção da violência e fomentar a resolução pacífica de conflitos, incentivando o intercâmbio cultural em África e o diálogo Intra geracional.

A decorrer sob o lema “A Inovação Tecnológica como ferramenta para o alcance da Segurança Alimentar Combate à Seca no continente Africano”. Está alinhado com a protecção e promoção da igualdade, consagrada na Carta das Nações Unidas e com o programa da “ONU Mulheres”, que realiza acções a nível global para diversos fins, nomeadamente combater a discriminação contra mulheres e meninas, empoderar as mulheres, garantir a conquista da igualdade entre as mulheres e homens como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, dos direitos humanos, da acção humanitária, da paz e segurança.

No decorrer do fórum a abordagem dos temas vão enquadrar-se na reflexão universal com o foco continental sobre os principais eixos da estratégia de longo prazo Angola 2025, desenvolvimento sustentável 2030 da ONU, 2063 da União Africana, bem como plano de acção do sector para a prioridade África e Relações Exteriores da UNESCO, no quadro da estratégia operacional para a África 2022-2029, que promovam e assegurem a participação das mulheres na definição do futuro do globo.

A Bienal será direccionada para todas as mulheres líderes das organizações regionais africanas, líderes, chefes de Governo e membros dos Palops, CPLP e OEACP, organizações internacionais e nacionais, chefes e representantes de missões diplomáticas, empresas públicas e privadas.

O evento contará com a presença de figuras renomadas a destacar Amina Mohamed (Secretária Geral Adjunta da ONU e Presidente do Grupo de Desenvolvimento Sustentável da ONU), Ngozi Okonjo-Iweala (Directora Geral da Organização Mundial do Comércio), Bineta Diop (Enviada Especial da União Africana para Mulheres, Paz e Segurança junto das Nações Unidas e Ellen Jonhson Sirleaf (Prémio Nobel da Paz e Ex-Presidente da República da Libéria).

Com a realização deste fórum espera-se uma maior promoção e divulgação de todas acções conducentes à paz e reconciliação a nível do continente africano, aumento da consciência a nível regional, continental e internacional de liderança da mulher e meninas na conquista e manutenção da paz do incremento e consolidação da democracia.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...