
Barómetro da Lusofonia é hoje lançado em Lisboa
A sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal, acolhe hoje, quarta-feira, dia 28, o lançamento da primeira edição do “Barómetro da Lusofonia”, marcando o início do ciclo comemorativo dos 30 anos da organização.
O Barómetro da Lusofonia conta com o apoio institucional da CPLP e é realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Económicas (IPESPE), sob coordenação do professor António Lavareda, com os principais objectivos de avaliar e ampliar o conhecimento mútuo entre os países de língua portuguesa, segundo uma nota de imprensa do Secretariado Executivo da CPLP em Lisboa.
Nesta primeira edição, foi realizada uma pesquisa junto a 5400 pessoas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O Barómetro da Lusofonia aborda temas como a identidade cultural, heranças históricas, indústrias criativas, desinformação, consumo de informação e media. Além disso, inclui dados sobre relações de trabalho, educação, sustentabilidade ambiental, minorias, segurança pública, governança, liberdade de expressão e funcionamento das instituições democrática
O Barómetro da Lusofonia apresenta resultados que darão origem a um livro em versões física e digital, a um ciclo de seminários internacionais e a uma base de dados aberta, que será disponibilizada a instituições de ensino e investigação ligadas à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).
Além da CPLP, o Barómetro da Lusofonia conta ainda com apoio do Ministério da Cultura do Brasil, da Missão do Brasil junto à CPLP, da AULP, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Fundação Itaú, da FGV Conhecimento, da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade de Coimbra, entre outras instituições académicas e culturais.