
Angolana edita obra no Brasil
“Milagre da Fertilidade” faz sucesso em livro
Rosária Celestino tornou-se notável na capital belga, com o livro “O Milagre da Fertilidade – Um Caminho de Esperança e Cura”, onde a angolana compartilha não apenas a sua trajectória, mas também caminhos alternativos para ajudar os casais a realizarem o sonho da parentalidade.
A obra, que conta as experiências e lutas que a levaram à maternidade, envolve estudos aprofundados sobre fertilidade, bem-estar e saúde emocional, combinando ciência, espiritualidade e práticas terapêuticas para oferecer suporte integral a casais que desejam ter filhos.
Publicado a 31 de Janeiro deste ano, no Brasil, o livro está disponível em 12 países e, em Julho, a autora fará o lançamento oficial em Angola.
Residente há mais de dez anos na Bélgica, Rosária quis criar um material que fosse inspirador, educativo e que trouxesse um novo olhar sobre a fertilidade, por isso, fez com que, nas 68 páginas, o leitor encontrasse a fé e a força de vontade para caminhar rumo à realização do “tão esperado” sonho.
Actualmente, Rosária Celestino, de 49 anos, reside na Bélgica, Bruxelas, onde constitui um símbolo de referência na batalha contra a infertilidade e desenvolve o seu trabalho de acolhimento e orientação para casais que enfrentam dificuldades na concepção.
Fora do seu país de origem há 21 anos, Rosária Celestino optou por se formar na área da fertilidade, após vivenciar e acompanhar de perto as dificuldades que muitos casais enfrentam.
De acordo com o site a Voz Da Diáspora, durante essa jornada, criou o VidaFert, um centro criado para oferecer acolhimento, conhecimento e inspiração aos casais, através de conteúdos educativos, vídeos, cursos e atendimentos personalizados.
O centro auxilia mulheres e casais a compreenderem melhor a sua fertilidade e a adoptarem abordagens que possam favorecer a concepção.
As mulheres podem ter acesso ao VidaFert por meio das redes sociais, site oficial e dos materiais educativos desenvolvidos, incluindo o livro “O Milagre da Fertilidade – Um Caminho de Esperança e Cura”, e vídeos.
Rosária está a preparar para aprofundar ainda mais o suporte aos casais, cursos intensivos. Trata-se de uma iniciativa estruturada para informar, transformar e capacitar aqueles que buscam respostas e soluções no segmento da infertilidade.
Rosária Celestino quer ajudar a transformar a forma como a fertilidade é compreendida e abordada em Angola e em outros países de língua portuguesa e não só.
Esperança no futuro
A autora incentiva os casais a não desistirem do sonho e enfatiza que “não estão sozinhos.
Há uma comunidade de pessoas que os compreendem e estão aqui para apoiar”.
Sublinha igualmente que devem acreditar na ciência, mas também na força do seu coração. “Milagres acontecem todos os dias”.
No entender de Rosária Celestino, o tempo de Deus pode ser diferente do nosso, mas nunca se atrasa.
A jornada, prossegue a autora, pode ser difícil, mas garante que vale cada passo.
A OMS define a infertilidade como a incapacidade de conceber após 12 meses
ou mais tentativas regulares sem uso de contraceptivos.
Em concreto, no continente africano, os números são alarmantes e o impacto social da infertilidade é devastador, principalmente para as mulheres que muitas vezes são julgadas injustamente.
Entretanto, a infertilidade não é apenas um problema feminino. Dados indicam que cerca de 40 por cento dos casos são de origem masculina, 40 por cento feminina e 20 por cento são mistos ou sem causa aparente.